31 de março de 2011

Vestir a indumentária do sonho












Ter um sonho é ter a sua imagem dia-a-dia bem segura na nossa mão e senti-lo viver.

Ter um sonho é transformá-lo num bom objectivo, desenhado à minha medida.

Ter um sonho é subir passo a passo os degraus da escadaria.

É vestir a indumentária do sonho, fazê-la agarrar-se à nossa pele até que se não descole...

... e, sempre, espreitar por cima de tudo e traçar caminhos de marcha.

27 de março de 2011

Num abraço de escrita

Este foi um fim-de-semana cheio de pessoas que, assertivamente, se orientam rumo ao "horizonte de sentido" do seu Desenvolvimento Pessoal. Sábado na ANDAI, hoje no Quarto da Lua.

     Há pouco desenvolvi uma actividade de registo pela escrita das emoções e experiências vividas durante  24 horas de inesperado e inusitado. O que é isto? É o quase-final da actividade 24h da Formação Avançada em Desenvolvimento Pessoal e Profissional, em que os participantes evoluem pela cidade de Lisboa numa sucessão de propostas disto e daquilo, vendo-se como grupo ou individualmente face à decisão de fazer ou não fazer e, fazendo ou não fazendo - de que forma?

     E em suma: sim, de que forma quero eu deixar a minha marca, dia-a-dia, nas pessoas que eu escolho manter no meu caminho?

25 de março de 2011

Um Workshop em ambiente associativo



É já amanhã que responderei ao muito simpático convite da Associação ANDAI, promovendo um workshop para os Associados sob o tema

Os meus objectivos pessoais, os meus caminhos e motivações
Ferramentas Práticas para o dia a dia
 
Sinto-me verdadeiramente feliz por participar com Associações ligadas à Família e Infância, promovendo a partilha de experiências em situações de doença que, tal como a ANDAI diz no seu site, "não têm que ser um drama"! Partilhem-se experiências e promova-se bem-estar e companheirismo!
 
Avizinha-se uma tarde de Sábado brilhante.
http://www.andai.org.pt/

24 de março de 2011

Sessões de Coaching de Primavera












É esta oportunidade maravilhosa que o bom tempo nos traz: poder fazer uma sessão de Coaching ao ar livre, ali à beira do Rio Tejo ou na esplanada do CCB, aproveitando para beber um belo copo de água ou um café regenerador...

Dando um passeio a pé ou simplesmente aproveitando a luz numa esplanada. Pondo cabeça, coração e corpo em andamento

Sabe que pode ser assim, a sua sessão de Coahing?

Já comecei este mês as sessões de Coaching ao ar livre! Contacte-me!

23 de março de 2011

A arte como terapia, uma valiosa sessão experimentada

Se houvessem dúvidas antes quanto à eficácia da Arte Feita Por Mim, elas ter-se-iam dissipado na sessão experimental de Terapia pela Arte, proporcionada pela Margarida.

Foi um privilégio tomar nome de animal - ela chamou-nos cobaias! - e deixar-me levar pelas mãos e voz desta quase-terapeuta. Um período de tempo criativo, divertido e efectivamente valioso para mim. Descontraí, escrevi e pintei e reconciliei-me com o encarnado. E eu sei o que isso significa!

Aliás, não andamos nós tantas e tantas vezes à procura do signifcado disto e daquilo? É bom interpelarmo-nos nesse sentido e perceber que alguém nos pode conduzir por caminhos fora da rotina para lá chegarmos.

Foi o que aconteceu - Passei de Coach a Cobaia e de Cobaia a Captadora de Significados Meus. A re-viver.

Parabéns, Margarida!

Para quem a quiser conhecer, é só clicar no link. Aproximam-se Workshops ao público!




9 de março de 2011

Uma interpelação "à la Milton"














A si, a si que me lê agora, descontraídamente encostado na sua cadeira, sentindo os pés no chão e a mão no teclado...

Sei que acredita que ter a ajuda de alguém é positivo para si. Perfeito! É isso mesmo. E se é assim, então contemple a hipótese de fazer um processo de Coaching, com a confidencialidade e dedicação exclusiva que a sua Coach (eu!) lhe dedica - a si.

Apenas o facto de estar a ler este meu blogue significa que quer mudar algo na sua vida, permitindo-se a hipótese de abordar de forma diferente as suas questões, munindo-se de ferramentas para o seu dia a dia.  Que tal sente a sua respiração agora que se abre esta hipótese de fazer coaching? Muito bem? Vê tudo claramente, agora.

Ter a possibilidade de fazer uma coisa nova é magnífico, não é? O Coaching abre-lhe novas direcções na sua vida - na realidade, as pessoas podem fazer o que querem. E você - quer fazer e vai fazer acontecer, ali no momento certo. Tome o tempo necessário e, nos próximos minutos, mande-me um mail ou telefone-me para marcar a sua sessão.

Lembro-me de uma das minhas primeiras coachees, que eu acompanhei há uns anos atrás e que disse: fazer coaching é uma decisão muito bem tomada e marca positivamente a vida pessoal, abrindo rumos com significado.

A si, o Coaching também vai fazer a diferença na sua vida!

3 de março de 2011

"Era uma vez uma bolha", disse. Parte II


Sou capaz, mereço, é possivel!

Hoje lembraram-me isto, o que sempre recebo como momento positivo e aconchegante. Brilhante!

Depois fomos mais além e eu permiti-me dançar com alegria. Dançando, vi esta imagem de um jogador que no seu caminho até ao cesto seguramente só vê oportunidades de se superar e avançar, avançar. E atingir o seu objectivo naquela jogada.

Meti-me na minha bolha e integrei tudo isto.

Os obstáculos do caminho tornam esse caminho aprendizagem.
E é esse um encanto do Desenvolvimento Pessoal.