24 de agosto de 2011

Jovem Coaching - Pessoas Boas, Felizes e Equilibradas.
















A gente-a-caminho-de-crescida gosta de actividade e de tarefas que lhe desperte o interesse e estimule a criatividade. Os jovens ficam felizes dando largas à sua verdadeira essência e gostam de ver resultados do seu trabalho. Também cumprem regras e obrigações menos desafiantes, pois umas e outras têm significado e dão-lhes um enquadramento estável (quer eles o entendam logo, quer o entendam só depois). O seu dia-a-dia decorre com esta alternância entre quererem fazer tudo o que lhes apetece e conhecerem as altura de fazer o que não lhes apetece assim tanto. Dualidade de gente crescida ou a caminho disso.

O Jovem Coaching é um contributo ao Desenvolvimento Pessoal e Académico e destina-se aos adolescentes e jovens até à idade universitária, desenrolando-se em sessões individuais de 45 minutos ou 1 hora. Também se aplica a pequenos grupos ou a turmas de escolas.

Utilizo ferramentas criativas e específicas do Coaching para promover no Jovem Coachee uma tomada de consciência enriquecedora e motivadora de acção. Trato temas como:

- Introdução aos Valores e Comportamento (Na minha semana, em casa ou fora de casa, a que dou eu valor? Como faço as minhas escolhas, desde o acto de levantar da cama, estudar ou ver televisão, até comer um gelado ou ir à cantina almoçar? Faço desporto para quê?)

- Os Relacionamentos Pessoais (Porque gosto dos meus amigos? Dizem-me que sou importante na minha família... em que medida? Que posso eu fazer para ser melhor?) 

- A Vontade de Estudar e a Vontade de me Divertir (A gestão do tempo e o acompanhamento na calendarização da semana. Tomar decisões.)

- O que vou fazer da Minha Vida (Escolhas no Secundário e Ensino Superior. Quais são os meus pontos fortes e pontos fracos? Que Projecto de Vida quero desenhar e como?)

3 comentários:

luisa pinto leite disse...

Parabens Mafalda, tem aqui as bases para um trabalho bem mais importante do parece à primeira vista. Os nossos meninos quando são "puxados" para pensar e "digerir" o que lhes vai acontecendo podem progredir e fazer escolhas que lhes evitarão futuros desperdícios. crescer com consciência dos seus valores, significar lutar por eles, ou seja, fazer escolhas nesse sentido!
acho que é sem dúvida uma ferramenta importante para ajudar meninos a serem pessoas felizes e equilibradas! quero trabalhar consigo!

Margarida Seruya disse...

Um projecto giro e bastante interessante!

Aconselho vivamente. Pode ser este o apoio de que muitos jovens precisam para viverem e aproveitarem melhor o seu caminho até serem gente-crescida.

Parabéns pela ideia e sua concretização!

Mafalda disse...

Obrigada pelos comentários.

Progressivamente tenho vindo a considerar o trabalho com jovens cada vez mais significativo.

Uma sessão de Coaching ou um Workshop de DP são a oportunidade de darem atenção exclusiva aos seus assuntos em ambiente seguro e consistente.

As ferramentas de Coaching costumam ser muito apreciadas, porque depois as podem utilizar também noutras situações.