26 de julho de 2011

Agilidade - preciso dela.
















Pensar que é possível e desejável - e nestes tempos mais do que nunca - encarar esta característica como uma mais-valia que pode marcar a diferença num percurso pessoal e profissional.

É a agilidade para fazermos com beleza, graciosidade e significado tudo o que já de ritmo e rotina fazemos...

É - verdadeira agilidade em tempos que podem mudar a nosso favor - reformular ou porventura pôr de lado antigos objectivos e estratégias e olhar para nós e para o nosso ambiente em busca de novas realidades e de novos horizontes. E daí, novos objectivos.

Ora vejamos:
Se eu própria participar na definição de uma nova realidade (para mim e para outros) e puser mãos à obra na construção de um qualquer caminho, em que me revejo e assumo totalmente, então tudo o que de desconfortável e assustador a mudança acarreta se torna menos desconfortável e assustador.

Neste momento, para mim, agilidade é isto mesmo
 - eu própria olhar em volta e descobrir o que, lá fora, existe para mim. Munida de uma atlética agilidade que me remete para momentos de acção e de grande usufruto da vida.

É um dos tais pensamentos que surgem no dolce farniente de umas quase-férias...

Se nas suas férias pensar em agilidade..... em que pensa concretamente?

9 comentários:

Martim Mello disse...

Nas férias, para mim, agilidade é, como na vida em geral, a capacidade de estarmos sempre "atentos à eterna novidade do mundo" (Alberto Caeiro) e dela sabermos tomar o melhor partido possível. É sermos capazes de nos adaptarmos, por mais difíceis que sejam as circunstâncias, e descobrirmos novas capacidades, novos interesses e conseguirmos dar mais de nós ao mundo.

Que a agilidade, nestes tempos mais difíceis que a nossa nação enfrenta, seja para nós uma mas-valia sempre presente!

Boas férias!

Anónimo disse...

Cara Coach, sem dúvida que agilidade tem a ver com leopardo. Por acaso foi numas férias que conheci a Shlangissa, uma bela leoparda, que sem qualquer dúvida, e nos breves minutos que a conheci, me demonstrou a agilidade que se tem de ter para atingir os obejctivos, aliás como bem demonstra a espectacular fotografia que nos mostra.

Carlos Dores disse...

Sedutor, leve e reconfortante.

Boas férias, Cara Coach

Luisa Pinto Leite disse...

Agilidade? a palavra faz-me pensar em Boa Forma! ora, esta, conquista-se com persistência. nada melhor do que as férias para recuperar forças, criatividade e vontade de continuar a manter a Boa Forma! boas férias!!!!!!

Cristina Marques disse...

Bem, vou "repetir" a ideia do Martim! Quanto penso em agilidade vejo atenção, preserverança, capacidade de descobrir, aprender e construir!

Teresa Seruya disse...

A agilidade é aquilo que deveremos ter conquistado depois das férias. É uma das características que espero obter depois de um merecido descanso.
A agilidade de espírito, de que se fala aqui, deve basear-se na agilidade do corpo, não é? Essa também custa a manter!!
Teresa Seruya

Mafalda disse...

Na realidade, a agilidade física potencia a agilidade intelectual e até a emocional...

Mas a falta da primeira não anula as outras duas.

No fundo, a tomada de consciência de que temos o poder na mão, de uma forma ou de outra.

José M Seruya disse...

Boa ideia esta da agilidade... acabado de regressar de duas semanas de férias algarvias, pergunto-me ao ler estes textos: de que agilidade preciso, hoje? Hhmmm... talvez a agilidade de todo o tipo de recursos pessoais que me faça lutar doravante contra a tradicional "epidemia de esgotamentos pessoais" de que vou padecendo, teimosamente, ano após ano, nas minhas lides profissionais e sociais. Preciso daquela agilidade que me faça encarar este tempo como uma nova oportunidade.
Zé Manel

Mafalda disse...

Agilidade.... preciso agora mesmo, no reinício das lides voluntárias no Conselho Pedagógico da Escola da minha filha. Agilidade para, no recomeço, o encarar como uma novidade, que é possível.