17 de janeiro de 2012

Sabe o que procura e o que precisa nas pessoas da sua equipa?


















Em fase de formação de uma equipa de trabalho ou de uma associação com interesses comuns, um objectivo comum não basta para que se assegure o cumprimento do objectivo fundador desse aproximamento de pessoas.

Entusiasmo e vontade de ser, ter ou fazer são essenciais e digamos que será esse um ponto de partida. E quanto
  • ao posicionamento de cada um e
  • a conjugação operacional que esses posicionamentos permitem ou impossibilitam? 
Você está agora numa fase criativa, em que pensa em projectos e equipas novas ou quase novas, está numa fase em que pode precisar de novidade, de pessoas a quem se associar, para a ajudarem a cumprir a sua missão, o seu sentido de serviço, quem sabe um sonho ou uma necessidade. Você pode até estar a viver a necessidade de dar novo fôlego a um grupo a que pertence ou à sua equipa de colegas ou colaboradores.

Desafio quem me lê a usar o tempo que for preciso para chegar à conclusão do tipo de perfil que precisa de juntar ao seu - e ao dos outros! - para cumprir o seu objectivo. O que precisa que essas pessoas tragam para a equipa? Exactamente o quê? Quem lhe pode proporcionar isso? Abra o leque de possibilidades, procure e investigue nos seus contactos habituais e peça também recomendações às pessoas em cujo discernimento confia. Fale, converse, reflicta. 

Formar uma equipa de pessoas, seja para começar uma mini-empresa, treinar ténis, seja para um passeio cultural pela cidade ou para levar a cabo um processo de meditação ou um programa de reeducação alimentar não é uma simples conjugação de interesses.

É um exercício de auto-conhecimento - o que quero eu ser, fazer, ter e dar nesta equipa que vou formar?

De que maneira me ligo melhor a essas pessoas para, também, as poder ajudar a ser equipa comigo?

Só para novas equipas? Não - tente fazer o mesmo com as pessoas com quem já convive em projecto!

2 comentários:

Margarida Seruya disse...

Este post chegou na altura certa!

Tenho aqui muita coisa para absorver, reflectir e começar a alinhar na minha cabeça (e no papel também, como sempre!).

Anónimo disse...

É verdade, estás na eminência de reunir uma equipa de trabalho...

Para mmim, o tempo que se dedica à gestação de um projecto é muito valioso. Gosto de demorar tempo a tratar da forma e dos conteúdos, dando espaço para aprofundar e melhorar.

Por outro lado, quando há distribuição de tarefas, gosto que se concretizem as expectativas e que todos contribuam para que o ritmo de trabalho se mantenha como acordado.