27 de setembro de 2011

1, 2 e 3, à conversa.















Da qualidade da pergunta obtém-se a qualidade da resposta.
Já ouvi esta frase muitas vezes e ainda mais vezes experimentei que ela é verdade.

Um. Fazer uma boa pergunta implica que eu esteja toda - por inteiro - lá: na pergunta, naquela circunstância, frente àquela determinada pessoa. Que é como quem diz, expresso-me no genuíno interesse com que abordo a outra pessoa, reconhecendo a sua e a minha circunstâncias.

Dois. Assumo também que uma boa pergunta reconhece na outra pessoa o poder e gosto de exercer a sua liberdade de resposta e de liberdade na resposta e, também ela, de se manifestar por inteiro.
Onde os pre-conceitos estão colocados de parte (ou então o dito até aqui seria mero exercício de escrita).

Três. Uma boa pergunta para uma boa resposta pressupõe de ambas as partes vontade e entusiasmo. Uma boa conversa, por assim dizer.

Vontade e Entusiasmo: em que medida estão eles presentes nos frente-a-frente pessoais, desde o mais rotineiro ao mais esporádico?

De que forma alimentamos as nossas conversas?

5 comentários:

Margarida Seruya disse...

"Da qualidade da pergunta obtém-se a qualidade da resposta."

Bom conselho...

I'll keep that in mind!

Cristina Marques disse...

Que objectividade tão poderosa!
Porque da qualidade das nossas conversas resulta a qualidade das nossas relações, não é?

Mafalda disse...

Também acho que uma boa conversa é fundamento para uma boa relação. Imprescindível, no meu ponto de vista.

SURAYA disse...

Conversar Genuínamente
Conversar com disponiblidade
Conversar com interesse pelo outro
Conversar escutando

Escutar é ver, ouvir, sentir, pensar e questionar

Para mim o mais forte para se estar numa conversa, são as perguntas, é o mantermo-nos curiosos. Estas fazem-nos estar atentos e disponíveis.

Já reparámos se fazemos muitas perguntas. Já reparámos nas perguntas que os outros nos fazem ou a outros?

Adoro este post e tenho-o posto em prática na minha vida.

Obrigada Mafalda! Um bj muito amigo!

Mafalda disse...

Que bom! Grande atenção dada a este assunto, Suraya. Obrigada pelo feedback.