17 de novembro de 2011

Empatia e um bom romance
















A empatia é uma questão de ponto de vista. Ou, melhor, de pontos de vista.

Sei que tenho o meu ponto de vista e aceito que ele não é o único em questão, nem necessariamente o que me/nos vai levar onde quero/queremos. (Sim, escuso-me a dizer ponto de vista "certo", pois isso nos levaria a conversas que não é hoje o dia de promover). 

Com isto em mente, eu acolho o Outro e O U Ç O - O na verdadeira acepção da palavra, ou seja, encaro o que ele diz, considero o que ele poderá estar a pensar e não verbaliza, imagino o que ele está a sentir. Ponho-me na sua perspectiva, usando até a minha linguagem corporal e adaptando vocabulário.

Sei que isto se pode fazer inconscientemente, mas também se aprende e treina.

Ler ficção promove a consciência das emoções e dos estados de espírito. Aumenta a consciência social. Leia um bom romance com isto em mente e no coração.

E aprenda o que lhe acontece!

5 comentários:

Ana Morais disse...

Pois, estou a ver: aquelas descrições das expressões faciais, sobrancelha para cima, braços caídos ao longo do corpo, etc... os movimentos repentinos ou cautelosos, os verbos que descrevem a forma como as palavras são proferidas... sim, é um bom estudo de pessoas e uma possibilidade de melhor atenção a isso mesmo. I buy it

Margarida Seruya disse...

Que ideia interessante!
Muito giro...
Vou continuar a ler o romance que estou a ler agora, com outros olhos!

Cristina Marques disse...

E acontece sempre a oportunidade das tuas palavras, que nos relembram coisas tão principais...e às vezes difíceis, como acolher e ouvir!
Vou insistino em aprender!

Luisa Pinto Leite disse...

que ideia boa, aproveitar o prazer de ler um romançe de forma útil, basta apenas dar mais atenção às descrições, muito pbrigado pela dica, querida Mafalda!

Mafalda Pedra Soares disse...

Também costumo gostar de pensar no autor do livro e na forma como trabalha o seu estilo para nos cativar, para nos prender à trama. Também ele usa de emmpatia. A propósito, tenho ido a um ou outro lançamento de livros, precisamente porque gosto de averiguar o que se passou durante o processo de escrita.