16 de janeiro de 2012

Testemunho de Coaching em casa

          A minha experiência com o Coaching da Mafalda foi um processo de Coach em Casa.

          Sou mãe de 5 filhos, sendo os 4 mais velhos muito seguidos. Um dia perguntei à Mafalda se ela seria capaz de me ajudar a lidar com os meus filhos, estava numa fase em que sentia que eles actuavam como uma matilha! Tinha perdido toda a criatividade para lidar com a permanente reacção deles aos meus pedidos de colaboração na ajuda em casa e na arrumação dos quartos.

          Com a Mafalda percebi que estava sobretudo desmotivada para lidar com eles. Depois de duas vindas a minha casa, encontrei uma solução bastante diferente, pois Mafalda ajudou-me a ver o caso de outra prespectiva.
          Então tomei a decisão de convidar os meus filhos, por sms, para uma Happy Hour...

         A surpresa jogou a meu favor! Preparei um aperitivo e passámos um tempo divertido. No final fizemos uma visita pela casa, em cada quarto tivemos uma conversa onde cada um fazia o seu compromisso perante todos.

        Mantive este encontro por mais um mês e fomos fazendo balanços das atitudes de todos, incluindo a minha. Penso que crescemos todos mais um pouco e aprendemos que, se cada um ceder um pouco na sua parte podemos conviver com mais respeito uns pelos outros.

          Eu cedi no rigor excessivo das arrumações e eles tentaram melhorar o caos em que mantinham os quartos e sobretudo a respeitar os espaços comuns!

Luísa, 47 anos, professora de Desenho e Pintura na Festa das Artes

4 comentários:

Margarida Seruya disse...

Que giro ver aqui um testemunho real! Dá-nos a perceber concretamente em que é que o Coaching da Mafalda ajudou. E este é um problema comum a muitas casas, provavelmente!

Anónimo disse...

este testemunho é contagiante; parabéns à Coach porque é um resultado brilhante!

Teresa disse...

hum...parece-me que conheço bem esta questão. Tenho 4 filhas e é um constante desafio formar 1 equipa para o home work...

Mafalda Pedra Soares disse...

Introduzir uma novidade, experimentá-la e manter o nível de empenho parece ser um bom método. Deixando também lugar para as iniciativas partirem dos mais novos, dentro do mesmo espírito. Também faço isso!