20 de abril de 2012

Fora do gabinete, atravessei o rio e fui ao lado de lá








Ontem tive o gosto de facilitar um workshop na Escola Básica Elias Garcia, na Sobreda da Caparica, promovido no âmbito do Projecto para a Saúde. O tema de partida foi:

Coaching: viver e educar pela positiva!

Mãe de dois filhos que frequentam o Ensino Público e tendo sido durante anos representante dos Encarregados de Educação no Conselho Pedagógico da Escola Secundária que a mais nova ainda frequenta, fiquei especialmente sensibilizada com este desafio - se por um lado manifesta uma curiosidade e adesão a novas abordagens ao desenvolvimento pessoal e profissional, como é o Coaching, por outro lado manifesta a vontade de espalhar à comunidade educativa esta visão pela positiva da vida e do papel do educador. Curiosidade, adesão e vontade positiva que - não sendo caso único nas nossas escolas!! - me apetece ver multiplicada, a bem de todos.
Estiveram presentes Professoras do ensino regular e do ensino especial, Assistentes Operacionais, Pais, a Enfermeira Escolar e um casal de avós.
Entre palavras trocadas, experiências partilhadas, ideias debatidas e ferramentas exemplificadas, saí com o reforço da ideia de que, no nosso papel de pais ou de professores, tanto os adultos como os jovens envolvidos beneficiam sempre de boas e activas relações pessoais, elas próprias plataforma de desenvolvimento pessoal, onde um e outro interlocutor encontram espaço para se manifestarem nas diversas componentes da sua humanidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que venham mais workshops destes, pelo país fora!