30 de outubro de 2010

Vendaval e Chuva = dois pensamentos por aqui à solta.













Este dia de chuva e vendaval tem sido propício aos pensamentos. Dedico-me hoje a Francesc Torralba, que começo apenas a conhecer nas primeiras páginas do seu livro "A Arte de Saber Escutar".

Por si só, o título no escaparate da livraria foi avassaladoramente cativante - Escutar, que não simplesmente ouvir. E, para isso, uma Arte. A Arte... Desperta esperança - porque se na opinião de Torralba há uma Arte, que é A Arte, então o livro é promessa de um percurso expresso de partilha dele comigo. A Arte... Ele encontrou - eu escuto-o.

E deste pensamento regressei a um outro que, recorrente, me acompanha sempre que perante a necessidade de fazer alguma coisa com princípio, meio e fim.

Sim, fazer desde o princípio, passando pelo meio e chegando ao fim.

Onde reside o princípio,
De que forma vivo o meio,
Que sinto quando alcançado o fim.

Para mim, isto significa Fazer Bem - Princípio, Meio e Fim. Escutando-me.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nem sempre o caminho entre dois pontos é uma recta, às vezes o fim quer chegar antes do meio. Escutar é sem dúvida uma arte, mas muitas vezes temos de agir, mesmo sem escutar.